Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cacá


Essa foto não é do Cacá. Eu não tenho foto do Cacá. Eu teria tirado uma foto do Cacá se eu soubesse que ele me deixaria tão cedo. Eu teria tirado uma foto do Cacá se eu soubesse que sentiria tanta falta dele. Desde que eu me entendo por alguém, na minha mais remota lembrança da infancia, ele está lá, na gaiolinha (gailona, na verdade) dele. Genioso como só ele. Chamava o nome de todo mundo, menos o do meu pai. Achava que meu pai se chamava Cacá também, talvez se achasse o Cacá Júnior, quem sabe? Quando tinha fome dizia:
- Cacaaaaaaaaaah, oooooooooooow Cacá (como se chamasse a atenção do nosso pai), o Cacá (ele mesmo) está com fome! Acho que escrito não é tão engraçado como era. Acho que não consigo descrever de forma tão engraçada. Acho que não escrevo bem... Talvez devesse gravar um video e postar aqui a entonação que ele fazia, não, melhor não!
Minha mãe trabalho muito anos como professora. Naquela época ela fazia diários. Diários são coisas chatas de fazer, pelo menos ela exigia silencio quase que absoluto para realizar essa tarefa: lançar notas, faltas, trabalhos. Um dia, era de tarde, e lá estava ela com seus afazeres. Ela escuta um sonoro:
- Ô maaaaanhêeeeeee....
Ela responde:
- Oi...
Ninguém contesta, mas aparece um outro:
- Ô maaaaaanhêeeeeee....
Novamente ela responde, novamente ninguém fala nada e ela se irrita:
- Fala menino.... o quê você quer???
Silêncio...
Pouco tempo depois, a mesma voz chamando:
- Ô maaaaaaaaaanhêeeeeeeeeee...
Ela, já muito irritada repete;
- Fala logo menino...
Meu pai vinha chegando  e pergunta a ela o que acontecia e ela disse. Ele caiu na gargalhada.
- Amor, não tem nenhum filho aqui em casa. Quem está te chamando de mãe é o Cacá!!!!!

3 comentários:

  1. Vc se esqueceu de comentar o melhor. Quando chamavam D. Pró e ele dizia... pode entrar... kkkkkkkkkkk. Até que alguém entrou... kkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  2. nao esqueci prima, isso sera assunto pra outro post....

    ResponderExcluir
  3. Esta é a segunda vez que escrevo o mesmo comentario, nao vou conseguir expressar com as mesmas palavras, visto que nao salvei o primeiro e este blog deu erro na hora de postar...

    Por ser um pouco mais vivido que Andreia, me lembro melhor a história do Cacá.
    Pelas imagens que vejo na net, o que mais se aproximou a meu ver, foi a do PAPAGAIO-DE-PEITO-ROXO (Amazona vinacea).

    Nossa ave, foi retirada ilegalmente da Mata Atlantica, por um compadre de meu pai, em meados de 1982, nao sei a data exata.
    Não os julgo nem condeno, afinal era prática natural isso. Não existia toda a política de conscientização a respeito da retirada de animais silvestres da floresta.

    Cacá foi o segundo papagaio de nossa casa. O primeiro ficou pouco tempo, era mais manso, o suficiente para caminhar em nossos braços, deixando a marca da unha afiada.
    Não me lembro de qual foi o fim e nem o nome desta primeira ave.
    Nosso papagaio tinha suas peculiaridades, era bravo! adorava passar o bico, eu mesmo tenho uma cicatriz em um dedo, de uma vez que estava o alimentando com semente de girassol...
    Adorava tomar banho quando chovia, parece piada, mas quando chovia, ele mergulhava em sua piscina particular (um pote de margarina doriana) e fazia a sua festa.
    Uma coisa tambem impressionante, era sua capacidade de adaptar e aprender. Minha mãe, gostava muito de biscoito Cream Cracker (agua e sal) e como consequencia, virou um dos alimentos mais consumidos pelo Cacá.
    Não sei como e nem quando, ele aprendeu que se molhasse o biscoito na sua piscina, ele ficava mais facil de comer.
    Quase sempre que ganhava um biscoito, no alto de seu poleiro na parte alta da gaiola, Cacá o jogava ao fundo da gaiola, para de lá jogar na 'piscina', pegar novamente com o bico e leva-lo para saborear na parte alta, ja molhado e sem esfarinhar.
    Me lembro de ter comentando a respeito uma vez com a tia Ju, e ela ter duvidado de minha honrosa palavra. E quando viu a atitude da ave verde, ficou impressionada.
    Tem outras histórias tambem, tipo de quando ele chamava a atenção de nossos cães, (Luk e Peri), com a sua arruaça.
    Enfim Cacá era um dos membros da familia.
    Deixou saudades, o pequeno passaro verde.

    ResponderExcluir